Madri

Movimentos


Deixamos Madrid as 14h30 de um domingo, 22 de julho. Com seu Museu do Prado e o sofisticado Reina Sofia, é uma cidade rica em atrativos culturais e uma capital completa para se viver. Há um bonito parque - Parque del Retiro - e, para quem gosta de compras, as incansáveis Zara, H&M e El Corte Inglés, que dominam todas as cidades que visitamos em Portugal e na Espanha. A rede El Corte Inglés oferece de tudo: supermercado, cafeteria, loja de departamento e até cinema. Praticamente um shopping.

Marco zero de Madri


O Museu do Prado é maravilhoso, não somente pelas obras expostas como por sua arquitetura e suas infindáveis salas, que mais parecem labirintos. Aconselhamos que a visitação seja feita em pelo menos duas etapas, com um intervalo em seu delicioso café que, por sinal, tem uma lojinha repleta de souvenirs logo ao lado. Suas exposições temporárias são sempre interessantes, valem uma visita também. A entrada para o Museu pode ser adquirida com antecedência e sem filas no site .



O Museu Reina Sofia também deve ser visitado. Situado em um bonito edifício, que outrora foi também um hospital, é lá que se encontra a famosa e maravilhosa Guernica, uma das poucas obras do museu que não podem ser fotografadas. O Reina Sofia é menor do que o Prado, mas uma exploração mais detalhada desse museu requer uma pausa para o café.

Passeando pelas ruas de Madri, perto da Plaza de Cibeles


O Parque del Retiro é lindíssimo, com seus jardins bem cuidados, seus palácios, como o de Velásquez e o Palácio de Cristal e seu lago refrescante, onde as pessoas se divertem passeando em barquinhos a remo.
Outro passeio bem bacana para se fazer - e que não custa nada - é uma visita ao CentroCentro, o antigo prédio da Prefeitura (Ayuntamiento) que foi transformado em centro cultural. Além de bonitas exposições de fotos com variados temas, o edifício é lindo e, em seu terraço, podemos observar a cidade de um outro ângulo, em especial, a Praça Cibeles, onde esse centro se encontra localizado.

Centro Centro


Outra opção bonita e interessante para se ver, além de gratuita, é o Templo de Debod, um presente do Egito ao povo espanhol, e que fica próximo à Praça de Espanha. Em meio a uma cidade extremamente urbanizada, podemos fazer uma rápida viagem ao Egito antigo, aqui mesmo na Europa.



E, se for visitar esse templo, vale a pena dar uma esticadinha até a calçada da fama, que fica bem pertinho dali, na Calle Martín de los Heros. Em uma calçada em frente ao cine Renoir, um cinema estilo Belas Artes, você pode ver brilhar estrelas do cinema espanhol, como Almodóvar, Antonio Banderas, Javier Bardem e Penélope Cruz.

O belíssimo interior do Centro Centro...


No mais, se for a Madrid, aproveite de suas praças, seus museus, seus parques e suas ruas para pedestres, repletas de lojas de griffe e de souvenirs. Ah! E os preços, como nas outras cidades, são bem atraentes, pelo menos nessa época do ano. Buen viaje!

... Com suas exposições temporárias...

... uma homenagem ao bom gosto


Vista da Plaza de Cibeles no último andar do Centro Centro...

...a cidade fica mais bonita quando vista ali de cima...

Vista da cidade - último andar do Centro Centro

Vista da cidade - último andar do Centro Centro

Lulindo...

...e Amadíssimo, arrasando no Centro Centro!

O interior deste prédio é realmente magnífico...

Vale a pena visitá-lo...




As ruas são muito arborizadas, dá gosto passear por elas...

A beleza impera na arquitetura e nos jardins...

Essa escultura de Goya fica ao lado do Museu do Prado

Chegando ao Museu do Prado 

Infelizmente, não é permitido fotografar dentro do Museu

Na Plaza de España, uma homenagem a Dom Quixote

Em frente ao Templo de Debod, uma praça bem cuidada


O templo é um presente do Egito...

...à Espanha, em agradecimento pela ajuda prestada por esse país...

...ao salvamento dos templos de Abu Simbel.

Calçada da Fama

Este Museu é imperdível

O Reina Sofia já foi um hospital

Vista do elevador panorâmico


Há várias pinturas de Picasso, e a imperdível Guernica

Dalí...



E o espaço interno é lindo!...

Escultura existente dentro do Museu, ao lado da lanchonete

As arborizadas ruas de Madri


O cuidado com a arquitetura é marcante


Belas arquitetura e árvores


O Parque do Bom Retiro...

...com seus bonitos jardins...

...e árvores engenhosamente podadas...


O parque é enorme, andamos quilômetros dentro dele...

O lago do parque



Palácio de Velázquez, dentro do parque


E o Palácio de Cristal, também dentro do parque