Pamplona


Movimentos



Além de magnificamente encantadora, ficamos surpresos com os preços dos produtos e serviços em Pamplona. Se você pede um táxi, te mandam um Mercedes branco e confortável e, depois de uma corrida relativamente distante, você paga cerca de 8 euros! Se você vai a um bar para comer umas tapas (é assim que se chamam os tira-gostos na Espanha) e beber um vinho, paga uma bagatela de cerca de 4 euros por pessoa. 2 euros o tira-gosto e 7 euros a garrafa de vinho. E esse, que é o da casa, como eles dizem, é tão bom quanto qualquer vinho relativamente conhecido que se compre no Brasil, pelo qual se paga um preço bem elevado.


Entrada do Centro Histórico de Pamplona

No nosso segundo dia em Pamplona, salimos de compras e foi aí que os meninos enlouqueceram: calças que no Brasil custariam no mínimo uns 200 reais, por apenas 29 euros! Blusas por 9 euros! Tênis magníficos por 30 euros! Óculos de sol (com proteção UVB) por 4 euros! São preços que seduzem até os mais contidos como eu! Sem contar que, nesse dia, resolvemos ir de ônibus para conhecer o transporte coletivo da região. Além de chegar pontualmente no horário que estava estipulado para a sua vinda, pagamos 1,20 euro e nos sentamos confortavelmente em um ônibus que parecia deslizar pelas ruas da cidade. Ah, detalhe: você só precisa esperar 15 minutos para que um coletivos chegue até você, em qualquer ponto da cidade.


No terceiro dia precisei comprar uma mala, pois a minha desistiu da viagem logo no início. Preocupada com quanto teria que desembolsar para adquirir uma, fiquei boquiaberta quando encontrei, no supermercado que havia bem abaixo do nosso hotel, uma mala por 29,95 euros que, no Brasil, não me sairia por menos de 150 reais. Aproveitamos para dar um giro pelo supermercado e, aí, foi impossível resistir: um vinho reserva por 1,70 euro! E, como não bebemos uísque, deixamos na prateleira um Redlabel que custava módicos 11 euros. Tivemos uma noite regada a vinho e, para acompanhar, uma pizza, entregue em nosso quarto por 10,90 euros.

Em uma das tabernas da cidade, com "tapas y vino muy baratos"

Completando o ciclo dos bons preços, encontrei um locutório e aproveitei para matar um pouquinho as saudades da família. Depois de 11 minutos de uma chamada internacional para um celular, saio da cabine meio preocupada com o valor que iria pagar por todo esse tempo; fiquei sem palavras quando o dono do locutório me apresentou a conta: 0,91 centavos!
Espanha, te quiero!

Um brinde a esta primeira noite na cidade!

Por ter sido a cidade predileta de Hemingway, ele está em todas as partes!




Suas ruas históricas são aconchegantes....

...e sua enorme praça, comum a todas as cidades da Espanha que visitamos.

Esperando o ônibus que, apesar de espanhol, tem uma pontualidade britânica!

Onde ficamos hospedados

Nossa suíte

Vista que tínhamos do nosso quarto de hotel


Vista do nosso quarto de hotel

A cidade é bem cuidada, há árvores e flores por todas as partes.



Caminhando próximo ao nosso hotel

Entre dois amores...


Pelas ruas da cidade...


Alguns dias antes da festa de Sanfermin, a cidade ainda está tranquila



Entrada na Ciudadela dePamplona

Partindo de Pamplona em direção a Porto